Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

DR. Motronik

Motores de 2 e 4 Tempos

DR. Motronik

Motores de 2 e 4 Tempos

Alternador

Alternador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica. É utilizado em diversas áreas, desde geradores de energia portáteis, em automóveis e até nas usinas hidrelétricas.

Alternador.png

O alternador funciona de acordo com o fenômeno da Indução eletromagnética, ele aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que a intensidade desta tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode ser representada como onda senoidal com meia-onda positiva e meia negativa.

Alternador automotivo

Possui as mesmas características de um alternador com a adição de um retificador e um regulador de tensão. Pois os automóveis operam com tensão contínua de 12 a 14,5 volts. Comparado com o motor de partida (motor de arranque) o alternador trabalha com o princípio inverso, já que o alternador carrega a bateria e alimenta todos os consumidores elétricos com sua corrente quando o motor do veículo está em funcionamento. Já o motor de arranque só funciona até à partida do motor de combustão, sendo assim, ele fica inoperante após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel está em funcionamento.

 

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub